A cidade de São Paulo registrou o amanhecer mais frio deste ano nesta quarta-feira (29) ao registrar 11°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A temperatura foi atingida às 4h, conforme medição na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital paulista. Por volta das 7h, a temperatura seguia na casa dos 11°C, na mesma estação.
Até então, a temperatura mais baixa do ano tinha sido em 19 de abril e no domingo, quando foram registrados 14,2°C. A medição do Inmet nesta quarta ainda passará por revisão.
A capital paulista está em estado de alerta para baixas temperaturas desde a manhã de terça-feira (28), segundo a Defesa Civil.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, que tem medição diferente do Inmet, a quarta amanheceu com termômetros em média na casa dos 10°C.
Porém, nos bairros mais afastados do centro expandido, principalmente no extremo da Zona Sul, a sensação de frio foi maior. Engenheiro Marsilac, distrito de Parelheiros, registrou mínima de 4,8°C.
Segundo o CGE, esta quarta será marcada por sol entre poucas nuvens e pequena amplitude térmica, ou seja, a temperatura máxima não deve superar os 17°C, gerando desta forma sensação de frio no decorrer dia.
As simulações atmosféricas mais recentes indicam que os próximos dias serão de tempo seco e sem previsão de chuva. As temperaturas se mantêm baixas, com madrugadas e noites geladas na capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo. A probabilidade de recorde de temperatura mínima média do ano e bastante significativa.