Ouvindo...

Chuvas no RS: Defesa Civil alerta cidades para risco de deslizamentos em barragem

Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real, São Francisco de Paula, Canela e Feliz são citadas em comunicado; órgão pede que moradores de áreas próximas à mancha de inundação em caso de rompimento busquem local seguro pelas próximas 24 horas

Imagem foi compartilhada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Com o aumento do volume de chuvas no Norte do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil local emitiu um alerta citando sete cidades da região que correm risco de serem atingidas por possíveis deslizamentos de encostas e onda às margens do Rio Caí e do reservatório da Barragem do Salto, que está em Nível de Emergencia, ou seja, com risco de ruptura iminente.

As cidades citadas no comunicado são: São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz. Segundo a Defesa Civil, os moradores de possíveis áreas atingidas já foram informados e as autoridades locais devem tomar medidas preventivas para a retirada de pessoas em áreas de risco.

O órgão também compartilhou um mapa que mostra a mancha de inundação, ou seja, quais locais seriam atingidos no caso do rompimento da barragem (veja o mapa acima). ‘Se você mora em áreas próximas ao rio nessas localidades, procure informações com a prefeitura da sua cidade sobre locais seguros para sua permanência durante o período de risco (pelo menos 24 horas)’, alerta a Defesa Civil.

As autoridades locais já começaram a tomar atitudes. Ainda durante a tarde, a Prefeitura de São Francisco de Paula orientou os moradores das possíveis áreas atingidas a saírem de suas casas e procurarem o abrigo montado no Centro do Idoso. ‘Essa região, devido às rachaduras, pode deslizar para dentro da barragem e acontecer uma onda. Quem mora nessa região precisa evacuar de suas casas. Já temos uma equipe avisando nos locais. A medida foi tomada por precaução após reunião com as equipes de segurança da barragem e Defesa Civil do Estado’, disse o prefeito Marcos André Aguzzolli em um vídeo divulgado no Instagram.

Leia também

Temporal no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde o dia 29 de abril, já afetaram mais de 1 milhão pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 147 mortos, 127 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.