Ouvindo...

Você já foi à Osterfest? Festa de inspiração alemã em SC apresenta o maior ovo de Páscoa do mundo

Decoração de 16 metros de altura atrai milhares de visitantes à vila de casa enxaimel; entenda

Um ovo de Páscoa gigante, de 16 metros de altura - possivelmente o maior do mundo - foi uma das atrações da Osterfest que se encerrou hoje em Pomerode, no Vale do Itajaí (SC) com milhares de visitantes. O tradicional evento que teve início em 8 de fevereiro tem o objetivo de manter viva a tradição alemã.

O ovo foi pintado com referências às técnicas de construção de uma casa enxaimel, uma homenagem à influência germânica que faz parte da história da região. A escolha coincide com a celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Exemplo de casa enxaimel, técnica de construção na qual as paredes são montadas com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas.

A cidade de Pomerode abriga a maior concentração de casas enxaimel fora da Europa. A Rota Enxaimel foi finalista no Prêmio Nacional de Turismo do país.

Árvore decorada com 85 mil cascas de ovos

Além do ovo gigante, a festa conta com uma árvore decorada com 85 mil cascas de ovo, denominada Osterbaum.

A tradição da Osterbaum remonta às suas raízes pagãs. Originada como uma forma de celebrar o término do inverno pelos alemães, os galhos secos eram enfeitados com ovos coloridos em antecipação à chegada da primavera no hemisfério norte.

De acordo com a organização do evento, com o passar do tempo, a tradição adquiriu significado cristão. Os galhos passaram a simbolizar a morte e o sofrimento de Jesus, enquanto os ovos coloridos passaram a representar a alegria da ressurreição. Já as cascas vazias dos ovos remetem a ressurreição e renovação.

Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.