Ouvindo...

Papa Francisco e ortodoxos querem unificar data de Páscoa em 2025

A proposta visa usar o segundo ou terceiro domingo de abril para a Páscoa

No Domingo de Páscoa, 9 de abril, é celebrada a ressurreição de Cristo pela Igreja Católica

A confusão sobre a data da Páscoa é normal, já que ela muda a cada ano por conta do calendário religioso. Para calcular, deve-se somar 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

De acordo com O Globo, líder católico e ortodoxos querem unificar data de Páscoa em 2025. A possibilidade de mudança vem de uma discussão entre católicos e ortodoxos pela reunificação da data comemorativa. Em 2022, durante uma reunião com o patriarca ortodoxo Bartolomeu de Constantinopla, o Papa Francisco expressou o desejo de estabelecer uma data comum para que todos os cristãos pudessem celebrar a ressurreição de Jesus em conjunto.

A ideia foi abraçada pelo líder ortodoxo, assim como pelo arcebispo Job Getcha de Telmessos.

A proposta visa usar o segundo ou terceiro domingo de abril para a Páscoa. Com isso, haveria mudanças nas datas do Carnaval e do Corpus Christi.

Como a data é definida?

Para entender como é definido o dia da Páscoa, quando os cristãos celebram a ressurreição de Cristo, precisamos voltar ao século IV, no ano de 325, durante o Concílio de Niceia. Foi neste evento que a Igreja Católica determinou uma data para unificar a celebração. Com isso, ficou decidido que Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).

*com informações de CNN Brasil

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.