Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Transformando lixo em futuro: reciclagem para um mundo sustentável

Do descarte à reutilização, a reciclagem é a chave para um planeta mais verde e sustentável

Reciclagem é um conceito comum, que, tratado de forma muito quotidiana pela nossa sociedade, quase não nos toma tempo para considerá-lo. Reciclagem indica o processo pelo qual há a transformação de um material descartado em novos produtos, evitando-se, com isso, o desperdício, a extração de recursos naturais, e, principalmente, o acúmulo de lixo que polui o meio ambiente.

Em termos muito simples, reciclar é dar uma nova vida a materiais que já foram usados, reduzindo a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários (quando propriamente descartados) e diminuindo o impacto ambiental da produção industrial.

Leia também

Processo de reciclagem

A reciclagem pode ser feita de diversas maneiras, mas envolve geralmente as seguintes etapas:

  • Coleta seletiva, na qual o material a ser reciclado é separado do lixo comum;
  • Separação propriamente dita, por tipo de material: papel, plástico, metal, vidro, entre outros;
  • Processamento, que envolve outras diversas etapas, de limpeza e transformação em algo novo;
  • E, por fim, a reutilização.

Impacto positivo

Para entender o impacto positivo da coleta seletiva e da reciclagem, os dados trazidos pela WWF indicam que: para produzir uma tonelada de papel novo, são consumidos de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Por outro lado, a produção de uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 kg de papel velho, 2 mil litros de água e entre 1.000 e 2.500 KW/h de energia.

No que tange ao metal, a reciclagem de uma tonelada de latinhas de alumínio (prática muito comum no Brasil, que recicla 96% das latinhas recolhidas) economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários; e 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

Fica evidente a importância e a relevância da reciclagem para um meio ambiente limpo e uma sociedade sustentável. Além de reduzir o consumo de recursos naturais, como visto acima, a reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários, diminuindo assim a poluição do solo e das águas.

Ao consumir menos energia e recursos naturais do que a produção de produtos novos, a reciclagem também contribui para a redução da poluição do ar, o que significa redução de emissões de gases de efeito estufa e a mitigação das mudanças climáticas.

Vale indicar, também, que a reciclagem gera bons impactos sociais e econômicos. Ela cria empregos na indústria da reciclagem e ajuda a reduzir os custos de coleta e tratamento de lixo. Além disso, a reciclagem pode ajudar a educar a população sobre a importância da sustentabilidade.

Incentivos para a reciclagem

Por isso que, além de divulgada aos cidadãos, a reciclagem deve ser incentivada. No Brasil, alguns incentivos já existem, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Para empresas, há a Lei de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/2021), que oferece diversos benefícios fiscais e financeiros para empresas que investem na reciclagem, tais como redução de PIS e COFINS, crédito de ICMS e acesso a linhas de financiamento especiais.

Ainda, o Programa Recicla+, que foi criado pelo governo federal em 2022 e visa incentivar investimentos privados na reciclagem de produtos e embalagens descartadas pelo consumidor, oferecendo, ao aderente, Certificados de Crédito de Reciclagem (CCR), que podem ser negociados no mercado financeiro, linhas de financiamento com juros baixos, além da garantia de compra de materiais reciclados pelo Governo.

Já para pessoas físicas, algumas empresas oferecem programas de coleta seletiva porta a porta, em que materiais recicláveis são coletados diretamente nas casas dos cidadãos, e também outras empresas que oferecem descontos em produtos para clientes que entregam materiais recicláveis.

Ainda há muito a ser feito para incentivar a reciclagem no Brasil, mas os incentivos existentes já representam um passo importante na direção de um futuro mais sustentável. De toda forma, a reciclagem é uma ferramenta poderosa para a sustentabilidade. Ao reciclar, podemos cuidar do meio ambiente, criar empregos e melhorar a qualidade de vida para todos.

Participe dos canais da Itatiaia:

Cristiana Nepomuceno é bióloga, advogada, pós-graduada em Gestão Pública, mestre em Direito Ambiental. É autora e organizadora de livros e artigos.
Leia mais