Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Cabeça d'água atinge cachoeira e mata três adolescentes em Paranavaí (PR)

Quatro pessoas foram resgatas e uma segue desaparecida; choveu 53 mm na cabeceira da cachoeira

Três adolescentes morreram após uma cabeça d'água atingir uma cachoeira em Paranavaí, na região Noroeste do Paraná, na tarde de domingo (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos oito pessoas estavam no ribeirão Paranavaí, quando o volume de água aumentou. Quatro vítimas foram resgatadas com vida. Uma mulher, de 43 anos, segue desaparecida. As informações são do g1.

De acordo com os bombeiros, as vítimas são:

  • Pedro Henrique, de 17 anos
  • Letícia Silva, de 15 anos
  • Kauane Duarte, 16 anos

Maria Gessé, de 43 anos, continua desaparecida. As buscas pela mulher foram retomadas na manhã desta segunda-feira (18).

Em entrevista à TV Globo, um morador da região ouviu pessoas gritando por ajuda na direção do ribeirão.

“Escutei os gritos lá de baixo. Desci lá e liguei para os Bombeiros. Só escutava os gritos, mas não dava pra ver, lugar de bem ruim acesso. Um amigo meu desceu, tirou uma mulher e mais duas crianças. A gente não via, só escutava os gritos e ia acompanhando”, contou Tiago Domingos Duarte.

Um dos adolescentes que morreu teria ajudado a idosa e as crianças a saírem da água, mas acabou sendo arrastado pela correnteza.

Leia também

O que é cabeça d’água?

A cabeça d’água acontece quando um grande volume de chuva atinge a parte de cima do curso d’água. Com a chuva na cabeceira, há um aumento repentino do nível do rio e, consequentemente, aumento do nível de água nas áreas mais baixas, mesmo que estejam longe do local da chuva.

No caso de Paranavaí, choveu 53 mm na cabeceira da cachoeira, durante a tarde de domingo, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Qual a diferença entre cabeça e tromba d’água?

Muitas vezes, a tromba d’água é confundida com a cabeça d’água, mas os fenômenos são diferentes. A tromba d’água acontece quando há a formação de uma coluna de ar giratória sobre um corpo de água, que pode ser um rio, mar ou oceano. Por conta do formato da nuvem, a tromba d’água também costuma ser confundida com um tornado.

Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais