Cinco milicianos foram presos nesta sexta-feira (8), pela Polícia Civil do Rio, na comunidade Cesar Maia, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio. Na ação, cinco fuzis foram apreendidos, cada um com um preso. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), em conjunto com polícias da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Subsecretária de Inteligência (Ssinte). Segundo os investigadores, os milicianos participaram do recente confronto contra a maior facção criminosa que age no estado. Os grupos lutam pela disputa de território.
Euler Vitor Corrêia Pinheiro, Emerson Nascimento de Araújo, Thiago Pereira Gomes, Cleiton Farlei Rodrigues da Silva e Jonathan Henrique de Souza estavam dentro de uma casa quando foram cercados pela polícia. Eles não resistiram. Segundo os agentes, o grupo faz parte da “Milícia do Boto”, grupo comandado pelo miliciano André Costa Barros, que está preso desde 2021.
A localização dos criminosos foi possível graças a uma troca de informações das especializadas com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).
Além dos cinco fuzis, foram apreendidos dois celulares, quatro rádios comunicadores, 21 carregadores de fuzil e farta quantidade de munição. Os suspeitos foram conduzidos à sede da DRE e presos em flagrante pelo crime de constituição de milícia privada e porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.