A Enel, concessionária de energia elétrica em São Paulo, foi multada em R$ 165,8 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pelo
Em 3 de novembro, dia do temporal, 2,1 milhões de consumidores ficaram sem energia elétrica. Para parte dos clientes, o problema durou até uma semana. Diversos prejuízos foram constatados por parte de comerciantes e também em residências.
Conforme a Aneel, a Superintendência de Fiscalização Técnica constatou que houve falhas por parte da Enel no reestabelecimento da energia elétrica.
“A penalidade se enquadra no artigo 12, da Resolução Normativa 846/2019: ‘implantar, operar ou manter instalações de energia elétrica e os respectivos equipamentos de forma inadequada, em face dos requisitos legais, regulamentares ou contratuais aplicáveis’”, diz a Aneel.
O prazo para a Enel recorrer ou para renunciar ao direito de interpor recurso, o que levaria à redução de 25% no valor da multa, é de 10 dias, a contar a partir da quinta-feira (15). O prazo para pagamento da multa é de 20 dias.
A reportagem tenta contato com a Enel.