Invasão hacker prejudica atendimento no Instituto Nacional de Câncer

Serviço de radioterapia e marcação de consultas foram suspensos

Prédio sede do Inca, no Rio de Janeiro

O agendamento de consultas e os serviços do setor de radioterapia do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, estão suspensos temporariamente. Isso porque o sistema de tecnologia do Instituto sofreu uma invasão por um ataque hacker no último sábado (27).

Segundo a instituição, programas e mecanismos de segurança foram ativados, mas os serviços de tecnologia precisaram ser interrompidos para evitar danos.

Leia também

Apesar do contratempo, consultas já agendadas estão ocorrendo normalmente, por meio de anotações manuais sobre a evolução do paciente e receitas feitas à mão. Internações, sessões de quimioterapia, cirurgias e o funcionamento do centro de tratamento intensivo (CTI) seguem com funcionamento padrão.

“O Inca reafirma o compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto o desenvolvimento do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado e as marcações possam ser retomadas”, informa nota divulgada pelo instituto.

* Com informações da Agência Brasil.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...