Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Casal de idosos é detido durante retirada de 30 toneladas de entulho de casa, em Araçatuba (SP)

No local, também havia animais mortos; operação começou na segunda (22)

entulho-casa2.jpg

Prefeitura estima que quantidade de entulho possa chegar a 70 toneladas

Prefeitura de Araçatuba/Divulgação

Um casal de idosos foi detido em Araçatuba, no interior de São Paulo, durante uma operação da prefeitura, determinada pela Justiça, para remoção de lixo e entulhos da residência da família. Até o fim da tarde de segunda-feira (22), tinham sido retiradas 30 toneladas do local em mais de 12 caminhões.

Conforme a prefeitura, o casal estava agressivo com a intervenção de limpeza na residência e no terreno ao lado. Houve agressão a um guarda municipal. A Polícia Militar (PM) foi acionada e levou o casal para o plantão policial.

A mulher foi atendida pela equipe de saúde e foi verificado que a pressão estava alterada, mas ela recusou atendimento. Houve, ainda, ameaça dos familiares em incendiar a UBS do Bairro Águas Claras, informou a prefeitura.

A operação deve continuar nesta terça-feira (23). A prefeitura estima que a quantidade total possa chegar a 70 toneladas. Segundo a prefeitura, havia animais mortos, como um cachorro, e pouco mais de 60 animais peçonhentos, além dos entulhos. A ação contou com cerca de 40 profissionais.

entulho-casa.jpg

Cerca de 40 pessoas trabalharam na remoção do entulho

Prefeitura de Araçatuba/Divulgação

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, há a suspeita de que o casal, ou pelo menos um dos dois, possa sofrer de transtorno de acumulação compulsiva. Esta condição dificulta a capacidade de descartar ou se desfazer de objetos, levando ao acúmulo desordenado e à desorganização dos espaços de convívio.

Porém, devido à falta de histórico de atendimento na rede de saúde mental do município, ainda não é possível confirmar o diagnóstico, informou a secretaria. Na casa, além dos idosos, vivem um adolescente de 16 anos e um jovem de 18 anos.

Uma força-tarefa composta por diversos setores da administração municipal ofereceu assistência social e encaminhamento para cuidados com a saúde física e psicológica da família. O Conselho Tutelar também integra essa intervenção especial, pois foi constatado que pelo menos três crianças frequentavam o local.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais