Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Previsão do tempo: Rio de Janeiro pode ter pancadas de chuva modera a forte nesta segunda (22)

Com o avanço de uma frente fria pelo Brasil, a semana deve ser de tempo instável e temperaturas mais amenas

riodejaneiro.jpg

Previsão do tempo: Rio de Janeiro pode ter pancadas de chuva modera a forte nesta segunda (22)

Divulgação - Prefeitura do Rio de Janeiro / Fabio Motta

A previsão do tempo para o Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (22), é de céu nublado, com previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte, principalmente nas regiões Costa Verde, Sul I, Baixada Fluminense, Serrana I e Serrana II. Os ventos devem ser moderados, de acordo com a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

A temperatura na capital carioca deve variar entre 24 °C e 28 °C, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE. Devido o avanço de uma nova frente fria pelo Brasil, a semana deve ter temperaturas mais amenas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (22), os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais e Distrito Federal.

A cidade está sendo monitorada pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) devido as fortes chuvas dos últimos dias. O órgão monitora, ainda, os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alerta para os Municípios quando necessário.

Ao todo, 74 municípios estão em alerta de risco hidrológico moderado e 20 em risco geológico.

Fortes chuvas dos últimos dias

As fortes chuvas do sábado (20), com alagamentos em diversos pontos da capital fluminense, a zona sul da cidade, virou rio. Quem precisava se deslocar teve muita dificuldade, tanto de carro quanto a pé.

A Defesa Civil alertou para os riscos de novas ocorrências de alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos em diversos pontos do estado neste domingo (21).

Segundo o Centro de Operações da prefeitura do Rio, a capital fluminense entrou em estágio 3, de um total de 5, por volta das 03h de hoje devido à chuva forte. Isso significa que uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade e que há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo.

Foram registrados pela prefeitura 31 bolsões de água, sete alagamentos e dois deslizamentos. O prefeito Eduardo Paes esteve no Centro de Operações na manhã deste domingo (21) e disse, pelas redes sociais, que a situação não foi pior porque a chuva foi rápida.

Leia Também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia da Itatiaia. Comunicativa e ligada as redes sociais, entretenimento e cidades.
Leia mais