Durante a apresentação dos resultados gerais do Enem 2023 nesta terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a divulgação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024 ainda não tem uma data definida.
O ministro destacou que o financiamento estudantil está passando por um “processo de mudança”. “Estamos finalizando essas alterações para assegurar as novas diretrizes do Fies antes do período de inscrições”, explicou. As inscrições para o Fies geralmente ocorrem em março.
O que é o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Dessa forma, o governo federal assume o pagamento das mensalidades dos estudantes de graduação, que, dependendo da bolsa, precisam contribuir com uma parte durante o curso. No final, os beneficiados, fora da bolsa integral, devem quitar o valor coberto pelo governo. Desde 2018, o Fies oferece juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.