Ouvindo...

Governo federal amplia estado de emergência no Grande Rio, e inclui quase 7,5 milhões de pessoas

No último fim de semana, 12 pessoas morreram em decorrência do excesso de chuvas na região

Excesso de chuvas provocou 12 mortes na região da Baixada Fluminense

Além da capital fluminense, o governo federal reconheceu o estado de emergência em mais dois municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro: Nova Iguaçu e Belford Roxo. Nessa região, moram, ao menos, 7,48 milhões de pessoas. Os decretos de emergência foram publicados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), no Diário Oficial da União.

No último fim de semana, 12 pessoas morreram em decorrência do excesso de chuvas no Grande Rio.

O decreto de estado de emergência é uma etapa burocrática, mas fundamental, para que o município solicite apoio do governo federal na mitigação dos estragos causados pela chuva. As gestões municipais decretam a situação e o governo federal a reconhece. Com ela instalada, é possível enviar recursos para as ações.

Os municípios da Baixada Fluminense foram atingidos por fortes chuvas que começaram no sábado e se intensificaram na madrugada de domingo, especialmente na região Norte da capital. Até o momento, 12 mortes já foram registradas: dois na capital, três em Nova Iguaçu, dois em São João de Meriti, três em Duque de Caxias e uma em Belford Roxo.

Nesta segunda, a capital fluminense recebe a visita do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, que vai coordenar as ações de resposta. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), cerca de 230 ocorrências relacionadas às chuvas foram atendidas em todo o estado.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.