Um padre de Xapuri, cidade a 187 km de Rio Branco, no Acre, decidiu inovar ao realizar a missa de abertura da Festa de São Sebastião, santo que nomeia a paróquia da cidade. O religioso entrou na igreja com uma moto de trilha e rezou a missa com o veículo no altar.
A cena inusitada foi gravada na última segunda-feira (8) e publicada nas redes sociais da paróquia. No vídeo, o padre Antônio Menezes é visto subindo as escadas da igreja com a motocicleta e percorrendo todo o caminho até o altar sobre duas rodas. O vídeo ainda mostra o pároco rezando a missa com a moto em frente ao altar e sem usar as vestes brancas, apenas com a estola em cima dos ombros. Veja o vídeo:
Vídeo: padre entra de moto em igreja e celebra missa no Acre com veículo no altar
— Itatiaia (@itatiaia) January 10, 2024
🎥: Paróquia São Sebastião de Xapuri/Instagramhttps://t.co/gMa42TQ7Qc pic.twitter.com/dpJnIMYthZ
Em suas redes sociais, o padre Antônio Menezes disse que tomou a atitude para mostrar a realidade dos padres. O padre afirma que quis mostrar que religiosos são homens do povo com feitos comuns, a exemplo do papa Francisco
‘Às vezes a gente está aqui cheiroso, perfumado, com o sapato engraxado, mas não é essa a realidade dos padres. A realidade não é somente essa. É missão, algumas quedas, alguns escorregões. Não estamos vivendo um teatro. Cheguei agora, cheguei atrasado, mas eu fiz questão que vocês experimentassem o cheiro das ovelhas.’
Apesar da boa intenção na ação do pároco, a maioria dos comentários no perfil da paróquia no Instagram são negativas. Alguns internautas questionam se ele poderia entrar com uma moto na igreja, enquanto outros acusam o padre de ‘heresia’, ‘ato absurdo’ e ‘desrespeito’.