Ouvindo...

Novas ondas de calor? Verão indica temperatura muito acima da média

Sudeste, Nordeste e, especialmente, a região Sul do Brasil terão calor muito acima da média

Em meio à nova onda de calor, que tem previsão para terminar neste domingo (17), brasileiros que moram no Sudeste, no Sul, Norte, Nordeste e em outras regiões, devem ser preparar para calor acima da média no verão 2024. É o que alerta a MetSul Meteorologia. “A previsão climática indica um verão de temperatura muito acima da média na maior parte do Brasil em 2024. Assim, o calorão de agora tende a se repetir outra vezes ao longo do estado e em alguns estados com ainda maior força do que agora”, destaca nota do Inmet.

Conforme a MetSul, mapas mostram as projeções de anomalia de temperatura para o trimestre de dezembro a fevereiro (verão climático). “Com menos chuva do que o habitual, o Centro do país e áreas do Norte e do Nordeste podem anotar temperaturas mais altas ou muito mais elevadas do que o habitual. Será um verão excepcionalmente para os padrões históricos em muitas cidades de parte do Norte do Brasil, especialmente mais ao Sul da região amazônica, no Centro-Oeste, em muitas áreas do Sudeste e ainda em parte do Nordeste”,

Com pouca chuva e ar mais quente atuando vão resultar temperatura alta por número maior de dias que o habitual e marcas acima dos máximos normalmente observados durante o verão. “Os estados do Sul e o Rio de Janeiro estão entre as áreas do Brasil que devem ter um verão muito mais quente do que a primavera e com extremos mais altos, até porque o excesso de chuva durante os últimos meses reduziu o número de dias quentes e com calor muito intenso no Sul do país”, destacou.

A MetSul ressalta que nenhuma região do Brasil tem risco tão alto de dias de calor muito intenso a extremo como o Sul do país durante o verão. “Isso porque, diferentemente de grande parte do país, os estados mais ao Sul, em particular o Rio Grande do Sul, não possuem os seus extremos anuais de calor modulados por chuva.

O comunicado destaca que, ao contrário do Sudeste e do Centro-Oeste, que possuem meses muito secos em quase nada chove (inverno) e outros de muita chuva (verão), a maior parte do Sul do Brasil não tem diferenças enormes em suas médias de chuva entre o verão e o inverno, com maior regularidade na precipitação anual, exceção de áreas do Paraná.

“O verão de 2024 se desenha quente com temperatura acima da média no Sul do país. Diferentemente do período de 2020 a 2023, sob La Niña, que favoreceu estiagens em todos os verões, o verão próximo deve ter mais chuva e umidade, o que vai significar um maior número de dias abafados com noites mais quentes e maior frequência de tempestades de verão”

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.