Você que acompanha a nossa coluna já sabe que aqui é um espaço de divulgação, compartilhamento de ideias e iniciativas que transformam para melhor a nossa sociedade. No meu caminhar pelo mundo da responsabilidade social, muitas vezes tenho a alegria de conhecer a história de empreendedores sociais e ONGs incríveis, foi assim, em 2018, quando assisti em um evento a participação do Daniel Gonzales, fundador do Hub Social.
Com pouco mais de um ano de fundação da minha empresa Terceiro Olhar, eu tinha a vontade de ajudar a estruturar o corpo de voluntários das empresas, mas ainda me sentia um pouco insegura quanto a existência de um “mercado” para ações de voluntariado. Foi quando ao escutar o Daniel falando sobre o tema, que tomei a decisão de que a Terceiro Olhar seria também uma empresa especializada na estruturação e produção de ações de voluntariado corporativo..
Visitei no mesmo ano pessoalmente o Hub Social e me encantei com aquele lindo espaço recentemente inaugurado que prometia muito mais do que apoiar as ONGs, mas sim, torná-las profissionais.
Na nossa última coluna falamos com o apoio da Advogada Lívia Furtado sobre como as ONGs têm exercido cada vez mais um modelo de negócio social, auto sustentável e de que forma, apenas as que estão se profissionalizando, conseguirão sobreviver.
Passaram-se cinco anos desde que conheci o projeto e agora em Dezembro, o HUB Social completou seis anos de existência. Segundo Daniel, o Hub foi criado com o objetivo de profissionalizar o setor social e transmitir a mensagem de que projeto social é coisa séria, para ele, um projeto social precisa ter ferramentas de gestão, estratégias de marketing e planejamento estratégico. Tudo isso, para que eles possam gerar cada mais mais impacto social e também se tornarem mais atrativos para investimento.
O impacto gerado pelo HUB nesses seis anos demonstram como iniciativas assim fazem toda diferença para que as empresas tenham interesse em investir na responsabilidade social e como as ONGs podem ser mais efetivas. Para se ter uma ideia, só em 2023 foram oferecidas pelo Hub mais de mil horas de capacitação através da sua plataforma, foram doados e distribuídos centenas de toneladas de alimentos, brinquedos, cobertores, um total superior a 300 caixas e mais de 2 milhões de reais investidos no setor social.
Ou seja, hoje o trabalho do Daniel e sua equipe também é transformar sonhos em projetos profissionalizados, fundadores de ONGs em verdadeiros gestores e empreendedores sociais, além de fomentar o voluntariado civil, corporativo e o apoio financeiro de grandes empresas.
“Estamos longe de termos alcançando todos os nossos objetivos, mas continuamos firmes na nossa caminhada acreditando que é possível sim criarmos um modelo inovador que vai além do assistencialismo, para que possamos mudar a realidade das organizações e para que elas por sua vez, consigam mudar a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, diz Daniel.
Fica aqui os meus parabéns por esse trabalho incrível e que venham pela frente muitos e muitos anos de Hub Social!
Conheça mais: