Ouvindo...

Enem PPL: Inep começa a aplicar exame em unidades prisionais nesta terça (12)

Candidatos regulares que enfrentaram problemas no Enem também podem fazer a replicação da prova

Inep realiza provas de Enem PPL e reaplica as do exame regular a partie dessa terça-feira (12)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta terça-feira (12), a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) ou sob Medida Socioeducativa que Inclua Privação de Liberdade (Enem PPL).

A iniciativa, em vigor desde 2010, visa proporcionar oportunidades de acesso ao ensino superior nas universidades públicas para um grupo específico de participantes que se encontra em situação de reclusão. Este ano, 84.169 candidatos estão aptos a realizar o exame, que será aplicado dentro das próprias unidades prisionais ou socioeducativa.

O Enem PPL avalia o desempenho de pessoas privadas de liberdade que concluíram o ensino médio, proporcionando-lhes acesso a faculdade por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O exame desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão educacional e social, garantindo que mesmo aqueles que enfrentam privação de liberdade tenham a chance de buscar uma formação acadêmica e construir um futuro mais promissor. Os candidatos realizam uma prova adaptada, específica para esse grupo, considerando as condições particulares dos detentos, mas o formato e conteúdo da prova são alinhados aos objetivos do Enem regular.

Os candidatos do Enem regular e do Enem PPL concorrem às mesmas vagas no ensino superior. Detentos aprovados no Enem têm a possibilidade de frequentar a faculdade, dependendo das políticas e programas de acesso ao ensino superior disponíveis no sistema prisional e nas instituições de ensino.

Reaplicação

Nesta terça e quarta-feira (12 e 13 de dezembro), também ocorrerá a reaplicação do Enem para candidatos regulares que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde durante os dias de aplicação (5 e 12 de novembro de 2023), assim como aqueles que o local de aplicação da prova ficava a mais de 30 quilômetros de sua residência. O Inep identificou 9.451 participantes aptos a realizar as provas nestes dois dias.}

Enem para candidatos regulares e o Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade) são processos distintos, e os participantes não fazem a mesma prova.

Os locais de reaplicação podem ser verificados na página do participante, no site do Inep, com a abertura do portões às 12h e fechamento às 13h. No primeiro dia, a prova será realizada das 13h30 às 19h, enquanto no segundo dia o horário é das 13h30 às 18h30.

Os gabaritos das provas estarão disponíveis na página do Inep em 27 de dezembro. O resultado final será divulgado em 16 de janeiro e poderá ser conferido na página do participante.

*Com informações da Agência Brasil

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.