Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

É falso trend que diz que açaí vai ter venda proibida no Brasil em 2024

Circula no TikTok e no Kwai print de uma fake news que espantou os amantes da fruta

Açai

O Ministério da Agricultura informou que é falso a trend que sugere a proibição da venda do açaí em 2024

Freepik |Banco de imagens

Uma trend que circula no TikTok e no Kwai causou polêmica ao sugerir a proibição da venda de açaí no Brasil em 2024. O Ministério da Agricultura informou, por meio de nota à Itatiaia, que se trata de uma informação falsa e que não existe nenhuma previsão de alterações na regulamentação do açaí no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ratificou a informação à reporategem e confirmou que não chegou nenhuma informação nesse sentido até eles. Portanto, a publicação se trata de uma fake news.

O vídeo que circula nas redes sociais usa um print falso de uma matéria do portal G1 para embasar a informação.

A notícia falsa provocou espanto nos amantes do açaí, uma das frutas mais tradicionais e queridas pelos brasileiros.

Tendência de crescimento

O açaí não só não vai deixar de ser comercializado em 2024, como a tendência é de crescimento do consumo no Brasil.

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo do açaí no Brasil cresceu cerca de 15% ao ano entre 2019 e 2022. No ano passado, o consumo total da fruta no país foi de 1,5 milhão de toneladas, gerando receita de R$ 50 bilhões.

Em 2022, Minas Gerais consumiu 200 mil toneladas. No entanto, o líder de consumo é o estado do Pará - que produziu 1,69 milhão de toneladas de açaí no ano passado e tem um consumo per capita de 1,2 litro por ano (muito acima da média nacional).

Polêmica

O açaí é consumido de diversas formas no Brasil. A forma mais comum é o açaí batido, servido com guaraná, granola, banana, entre outros ingredientes. O açaí também pode ser consumido em forma de sorvete, bolo, mousse, etc.

No entanto, a fruta é tão querida no país que também rendeu polêmica no TikTok um vídeo que mostra uma gaucha mostrando o seu jeito de servir o creme de açaí.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai e produção de vídeos para a Labe Tecnologia. Hoje, é repórter multimída da Itatiaia na área de Tendências Digitais.
Leia mais