Ouvindo...

Como saber se meu WhatsApp foi clonado? Conheça 5 indicativos

A clonagem WhatsApp se tornou um dos golpes financeiros mais comuns do Brasil, de acordo com a Febraban

A clonagem de perfis de WhatsApp se tornou um dos golpes financeiros mais comuns do Brasil, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Criminosos obtêm acesso à conta de Whatsapp para pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima. Normalmente, os clonadores replicam o número de celular e a foto de perfil do usuário - o que dificulta o reconhecimento do golpe.

Ter o WhatsApp clonado também pode afetar a sua privacidade e segurança online. O invasor pode ter acesso a todas as conversas, contatos e outros dados associados à sua conta - incluindo senhas ou documentos enviados por mensagem.

Confira alguns sinais que podem indicar que seu WhatsApp foi clonado:
  1. Atividade Suspeita:

    Se você notar atividades suspeitas - como mensagens que você não enviou, mudanças em suas configurações ou a visualização de conversas que você não acessou - isso pode indicar uma possível clonagem.

  2. Desconexão Repentina:

    Se o seu WhatsApp desconectar inesperadamente e pedir para fazer login novamente, pode ser um sinal de que outra pessoa está tentando acessar sua conta.

  3. Recebimento de Código de Verificação sem Solicitação:

    Se você receber um código de verificação sem solicitar, alguém pode estar tentando registrar sua conta em outro dispositivo.

  4. Perda de Acesso à Conta:

    Se você perder o acesso à sua conta mesmo após inserir corretamente o código de verificação, pode ser um sinal de que alguém está usando sua conta em outro dispositivo.

  5. Conversas Desconhecidas:

    Atenção com conversas desconhecidas em suas mensagens! Isso pode indicar que alguém está usando sua conta.

Caso seu WhatsApp tenha sido clonado, você pode seguir essas medidas:
  1. Ative a Verificação em Duas Etapas:

    Vá para as configurações do WhatsApp e ative a verificação em duas etapas. Isso adiciona uma camada extra de segurança à sua conta.

  2. Sair de Sessões Ativas:

    Vá para as configurações do WhatsApp, clique em “Dispositivos Conectados” e encerre todas as sessões ativas que você não reconhece.

  3. Mude sua Senha:

    Altere a senha do seu WhatsApp para garantir que apenas você tenha acesso à conta.

  4. Entre em Contato com o Suporte do WhatsApp:

    Se você acredita que sua conta foi comprometida, entre em contato com o suporte do WhatsApp para obter assistência.

  5. Mantenha seu Dispositivo Seguro:

    Certifique-se de que seu dispositivo está seguro e livre de malware. Mantenha o sistema operacional e o aplicativo WhatsApp atualizados.

ATENÇÃO! É importante agir rapidamente em caso de suspeita de atividade não autorizada em sua conta do WhatsApp. Quanto mais cedo você tomar medidas, maior é a possibilidade de proteger sua privacidade e segurança online.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.
Leia mais