Moradores de Salvador, na Bahia, foram surpreendidos com uma grande quantidade de lixo que tomou parte da faixa de areia da Praia do Costa-Azul, entre a tarde de quinta (9) e a manhã de sexta-feira (10). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram embalagens, sacos plásticos e até pedaços de isopor espalhados entre a areia e as pedras.
Os resíduos foram carregados até a faixa de areia pelas fortes chuvas que atingiram a capital baiana durante essa semana, segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Além disso, as ligações clandestinas de esgoto também podem fazer com que mais lixo acabe sendo arrastado até o litoral. Veja o vídeo abaixo:
Nesses casos, o Inema e outras autoridades ambientais locais não recomendam que os banhistas nadem em áreas próximas ao lixo ou perto de saída de esgotos, córregos e canais de drenagem, além de pontos de desembocadura de rios.
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que foi acionada e esteve na Praia do Costa-Azul na manhã desta sexta-feira (10) para fazer a limpeza da faixa de areia.