Uma lista com os nomes dos 12 passageiros que morreram carbonizados após queda de um avião, próximo ao Aeroporto de Rio Branco, no Acre, foi divulgada neste domingo (29). Dos 10 passageiros, nove eram adultos e outra uma bebê, além dos dois tripulantes, sendo o piloto e copiloto.
Todos são naturais do Amazonas e sete dos 12 passageiros eram do município de Eirunepé, mas havia também moradores de Envira, ambos municípios do interior do Amazonas.
Veja nomes abaixo.
Cláudio Atílio Mortari – Piloto
Cleiton (sobrenome não confirmado) – Copiloto
Alexsander Bezerra – Passageiro
Francisco (sobrenome não confirmado) – Passageiro
Clara Maria Monteiro – Criança de um ano e sete meses, e Ana Paula Melo (mãe)
Raimundo Nonato Melo – Passageiro
José Marcos Epifânio – Passageiro
Antônio Cleudo Epifânio – Passageiro
Antonia Elizangela – Passageira
Edineia de Lima – Passageira
Jamilo Maciel – Passageiro
O voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e tinha como destino o município de Envira, no Amazonas. A empresa que operava o avião de pequeno de porte, modelo Caravan, tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para transporte aeromédico e de passageiros. A decisão que autoriza a empresa a voar foi publicada na Portaria Nº 9.788, de 21 de novembro de 2022. A empresa conta com aeronaves mono e bi-motoras leves do tipo Cessna 206, sêneca II e Baron 58. As informações estão disponíveis no site da empresa.
O acidente aéreo será investigado pelos investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A equipe foi acionada para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MEE, neste domingo (29), em Rio Branco (AC), conforme detalhou o Cenipa à Itatiaia.
Nota da empresa
A empresa ART Taxi Aéreo, responsável pela aeronave que caiu próximo a Aeroporto de Rio Branco, no Acre, e matou 12 pessoas carbonizadas neste domingo (29),
“A aeronave envolvida era certificada para o transporte remunerado de passageiros (táxi aéreo) e estava com todas as rotinas de manutenção em conformidade com as normas e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).”
Sobre a experiência do piloto e copiloto a empresa detalha que a tripulação era devidamente habilitada para o voo.
“A tripulação engajada na operação era devidamente habilitada pela ANAC, com todos os respectivos treinamentos em dia.”
Leia mais:
Queda de avião no Acre: veja fotos do acidente aéreo que matou 12 pessoas carbonizadas Governo do Acre confirma 12 mortes em acidente aéreo, entre elas um bebê Vídeo: avião com 12 pessoas cai e explode em Rio Branco: ‘lamentável essa queda’ Queda de avião no Acre: empresa lamenta morte e afirma que ‘tripulação era habilitada’
Avião modelo Caravan
A aeronave Cessna Caravan, conforme detalhes do fabricante americano, é conhecida pela utilidade ‘robusta e flexibilidade.’ Com capacidade máxima variando entre 10 e 14 ocupantes, a aeronave atinge a velocidade máxima de 344,472 Km/h (186 ktas).
Com potente motor turboélice, a aeronave Caravan é conhecida pelo alto desempenho, baixos custos operacionais e capacidade de adaptação, com motor de turbina PT6A-114A de 675 cavalos.
*com informações de Clarissa Guimararães