Em Minas Gerais, mais de três milhões de veículos circulam com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG). Caso sejam fiscalizados em uma blitz, os motoristas estão sujeitos a multa gravíssima e remoção do veículo.
O documento deve ser renovado anualmente e tem uma taxa de R$ 33,66 em Minas Gerais. Atenção: até 2018, o valor estava incluso no mesmo boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Agora, os motoristas devem emitir uma guia separada
Para ter acesso ao CRLV 2023, o IPVA, o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento. As pendências podem ser verificadas através do site
De acordo com o Detran, de todos os veículos registrados no estado, 73% está regular, contra 27% que está sem o licenciamento de 2023. Entre os principais motivos que impedem a emissão do documento estão débitos de seguro (25,96%), débitos de IPVA(24,06) e o não pagamento da taxa de licenciamento (22,82%)
Falta do licenciamento é infração gravíssima
Conduzir um veículo com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.
Prazo já expirou para veículos com placas de 1 a 6
O prazo para que os veículos com finais de placas de 1, 2, 3, 4, 5 e 6 regularizem o licenciamento de 2023 já expirou. Por isso, os motoristas que ainda não estão com o documento em dia, devem checar e resolver as pendências para emiti-lo. Já para os veículos com finais de placas 7, 8, 9 e 0, o prazo para emitir o CRLV encerra no dia 31 de outubro.
A Taxa de Licenciamento Anual é exigida para veículos automotores, reboque e semirreboque. No momento da fiscalização, o motorista pode apresentar o documento de duas formas: impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Comprovantes de pagamento das taxas e tributos não são válidos para comprovar a regularidade do veículo.
Como imprimir o CRLV?
O documento pode ser impresso pelo site
Para emitir o CRLV, o motorista terá que informar a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e o CPF ou CNPJ. O CRLV deve ser impresso em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code. A impressão pode ser feita quantas vezes o motorista precisar.