Uma aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), vai decolar na tarde desta sexta-feira (20) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Tel Aviv, em Israel, para repatriar os brasileiros que estão no país.
O retorno do nono voo de repatriação está previsto para a madrugada de segunda-feira (23).
Repatriação
O governo federal já repatriou 1.135 pessoas e 35 animais de estimação que estavam em Israel nos últimos dez dias.
Ao todo, seis voos retornaram ao Brasil. Duas aeronaves da FAB estão no exterior aguardando para retornar ao país com brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
A expectativa é a de que novos voos sejam realizados para a região nos próximos dias.
Brasileiros em Gaza
A maior dificuldade do governo tem sido conseguir resgatar os brasileiros que querem deixar a Faixa de Gaza. O grupo de 32 pessoas é formado em sua maioria por mulheres e crianças, e está na cidade de Rafah, que liga Gaza ao Egito, e é tratada como principal porta de escape.
As cidades de Rafah e Khan Yunis, que abrigam refugiados de diversos países – inclusive brasileiros –, foram bombardeadas por Israel no início da semana. Diplomatas brasileiros, israelenses, egípcios e palestinos ouvidos pela CNN avaliam que o ataque israelense dificultaria a repatriação do grupo de brasileiros.
A aeronave presidencial designada para resgatar os brasileiros que estão em Gaza aguarda no Cairo autorização para trazer o grupo, que além de 22 brasileiros inclui dez palestinos. Antes de pousar na capital do país, o avião da Presidência levou kits humanitários com medicamentos e insumos e purificadores de água para El-Arish.
A cidade egípcia está localizada a aproximadamente 45 quilômetros de distância de Rafah e é onde estão concentradas toneladas de suprimentos humanitários enviados por nações de todo o mundo e que são vitais para as pessoas em Gaza.
Outra aeronave da FAB, o KC-390 Millennium está em Roma e atua como reserva do avião presidencial. Caso não seja acionada para o Egito, a aeronave será deslocada para resgatar brasileiros que estão em Israel querendo voltar ao Brasil.