A pequena cidade de Brejetuba, na região Sudoeste do Espírito Santo, fez uma grande festa no último final de semana para celebrar seu aniversário de 28 anos de forma antecipada. E a comemoração foi regada a muito, mas muito café, já que o município decidiu coar o “maior café do mundo”, com 700 quilos de pó e mais de 8 mil litros de água.
Como o “cafezinho” do último sábado (30), Brejetuba mantém o recorde de maior café coado do país, atestado pela RankBrasil, a única empresa brasileira especializada na homologação de recordes brasileiros. Veja o vídeo divulgado pela prefeitura da cidade:
O processo de produção do café gigante durou mais de um mês e passa pela montagem do coador e pela seleção dos melhores cafés da cidade, que foram usados no preparo. O processo de coagem completa demora cerca de 4 horas, mas ele começou a ser servido enquanto ainda era coado. Segundo a prefeitura, o “cheirinho de café” ficou no ar seis horas após ser coado.
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp?
Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
A paixão por café gigantes não é novidade, já que Brejetuba já poderia ter entrado no Guinness Book em 2011, mas acabou sendo superada por Londres, que fez um café de 13 mil litros. O recorde britânico, porém, é contestado pelas autoridades locais, já que o café em Londres foi feito por máquinas, e não manualmente como a versão capixaba.