Ouvindo...

Cidade brasileira tem ‘calor de Oriente Médio’ e ‘umidade de deserto’ nesta quinta (5)

Termômetros em Oeiras, no Piauí, registraram 41,1º C, o que faz a cidade ser a mais quente do Brasil; Inmet faz alerta para onda de calor em 250 municípios

Temperatura foi registrada em Oeiras, no Piauí

Após dominar a lista das cidades mais quentes do Brasil na semana passada, Minas Gerais tem tido temperaturas “mais agradáveis” nos últimos dias e não aparece mais no ranking. Mas os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta semana mostram que uma cidade do Nordeste do País teve “temperatura de Oriente Médio e “umidade relativa do ar de deserto” nesta quinta-feira (5).

Os termômetros em Oeiras, na região Central do Piauí, registraram 41,1º C nesta tarde. A temperatura foi a mesma registrada hoje em Doha, capital do Catar. A umidade relativa do ar em Oeiras ficou em 15%, considerada comum em regiões desérticas, como no deserto do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%.

Onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta amarelo de onda de calor para mais de 250 cidades da Bahia, do Maranhão e do Piauí. O Inmet cita temperatura 5ºC acima da média por período de 2 até 3 dias, com leve risco à saúde. O alerta vai até as 18h desta sexta-feira (6). Confira a lista completa de cidades.

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Como é viver na cidade mais quente do Brasil?

A Itatiaia conversou com vários moradores de São Romão. Eles afirmam que a vida na “cidade mais quente do Brasil” é tranquila, apesar do calor enfrentado por eles. A cidade conta com alguns clubes de lazer, mas o espaço preferido da população é a “prainha” do Rio São Francisco, que está sendo revitalizada pela prefeitura. Uma festa realizada no mês de outubro costuma lotar a faixa de areia, e a população se refresca com os banhos de rio e de mangueira. Com o calorão dos últimos dias, algumas lojas de São Romão chegaram a ficar sem estoque de sorvete.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.