O
Os sêxtuplos Théo, Matteo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá
Leia também:
A mãe recebeu
O ginecologista obstetra Dr. Emílio Costa Garavini, especialista em reprodução humana, conversou com a reportagem da Itatiaia e respondeu as principais dúvidas sobre o pré-natal e nascimento de sêxtuplos. Confira:
Como se dá a formação de sêxtuplos?
“Podem ser seis óvulos que foram produzidos, amadurecidos, ovulados ao mesmo tempo e fertilizados por seis espermatozoides, e pode haver também uma combinação de mais de uma ovulação e também de uma divisão precoce do embrião formando gêmeos idênticos.”
Os sêxtuplos são necessariamente idênticos?
“Não, pelo contrário. Normalmente as gravidezes múltiplas são uma super ovulação, em que ocorre a ovulação de mais de um óvulo ao mesmo tempo. Pode haver ao mesmo tempo gêmeos idênticos e não idênticos. Os gêmeos idênticos são chamados univitelínicos, e os não idênticos bivitelínicos, ou no caso multivitelínicos.”
Como é feita a identificação se são idênticos ou não e com quanto tempo?
“Quanto mais precoce o ultrassom, até 8 semanas por exemplo, mais fácil de poder saber se o gêmeo é idêntico ou não. Existe também o gêmeo idêntico com apenas uma placenta e apenas uma cavidade amniótica, são chamados gêmeos monoamnióticos, eles são idênticos só que com mais risco durante gravidez, porque pode haver um nó verdadeiro de cordão umbilical de um bebê com outro.
O gêmeo idêntico é gerado através da divisão precoce de um embrião, com o desenvolvimento apenas de uma placentas e, em alguns casos, de apenas uma cavidade amniótica. Esses apresentam mais risco de complicações fetais durante a gestação, como por exemplo nós verdadeiros de cordão umbilical, quando o cordão de um bebê entrelaça com o cordão do outro bebê
Há alguns anos tive uma gravidez como essa, em que o cordão de duas meninas se entrelaçaram e formaram oito nós de cordão umbilical. Felizmente tudo correu bem, foi um parto antecipado justamente por esse risco, e as meninas nasceram bem e saudáveis!”
Como os bebês ficam posicionados dentro do útero?
“Eles ficam posicionados de uma forma variável, normalmente os gêmeos ficam cada um de um lado do útero. No caso dos sêxtuplos, eles ficam literalmente ‘misturados’, mas separados pelas membranas amnióticas.”
É possível que os seis sejam não idênticos?
“Provavelmente não são idênticos. Não é fácil separar em uma gravidez de sêxtuplos se eles são idênticos ou não apenas com o ultrassom, é muito difícil. Eu cheguei a fazer um ultrassom de quádruplos e é muito complicado, principalmente a partir de 12 semanas. Você as vezes avalia a parte fetal de um bebê mais de uma vez sem querer, e não avalia a parte fetal de outro bebê perfeitamente.”
Há um limite para o ‘número’ de gêmeos idênticos?
“Não, normalmente são apenas dois, já que o embrião pode ser dividido em dois, mas não há informações de limite. Assim como não há informações de limite de placentas que as mulheres podem produzir. Normalmente, se foi gerado um bebê gemelar com um óvulo só que se dividiu em dois, aquele bebê é uma placenta só para os dois gêmeos, quando são gêmeos não idênticos, são seis placentas, como nesse caso.”