Na última semana do inverno, a cidade de São Paulo passa por uma das maiores ondas de calor de sua história. Segundo a Defesa Civil, os termômetros podem registrar recorde nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com temperatura acima de 37ºC na capital paulista.
Por conta do calor, a prefeitura de SP anunciou essa semana a “Operação Altas Temperaturas”, que tem o objetivo de amenizar o impacto nas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Entre as ações anunciadas haverá reforço no convencimento para as pessoas procurarem a rede de acolhimento, além da instalação de dez tendas em pontos estratégicos da cidade, com fornecimento de água. Haverá também ambulâncias referenciadas para atendimento em casos de exposição ao calor.
O prefeito Ricardo Nunes criou um grupo de trabalho específico para estabelecer medidas que deverão ser adotadas para preservar a saúde das pessoas em situação de rua, formado pelas Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde, Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Governo e Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA).
Previsão do tempo
A semana quente, com forte calor e baixos índices de umidade do ar deve registrar recordes de temperatura máxima na capital entre a sexta-feira (22) e o domingo (24).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.