Ouvindo...

‘Cônsul-Gato': mascote vira sensação em Consulado do Japão no Recife

O gato “assumiu” o cargo de Cônsul depois que o oficial precisou voltar temporariamente ao Japão

Apelidade de CG, o gato “assumiu” as funções de Cônsul-Geral

O Consulado do Japão do Recife tem encantado seguidores nas redes sociais com o mascote da instituição, o Cônsul-Gato. Com crachá e gravato, o gato sempre aparece em postagens da rede sociais, ajudando a explicar as funções do consulado, como funcionar a diplomacia e a emissão de vistos.

Apelidado de CG, o felino “assumiu o cargo” de Cônsul em março deste ano, depois que o cônsul-geral Hiroaki Sano precisou retornar ao Japão. Desde então, o gato vem fazendo parte de diversas postagens para apresentar o trabalho do consulado.

“Sou o Cônsul Gato. Pode-me chamar de CG para facilitar. Agora, eu sou o CG deste Consulado, porque o outro CG (o Cônsul-Geral) está temporariamente de volta ao Japão. E vocês conhecem o trabalho cotidiano do Consulado-Geral do Japão? Como o outro CG não é muito trabalhador, eu vou lhes contar tudo sobre o trabalho do Consulado de uma maneira bem fácil de entender”, disse a primeira publicação do Cônsul-Gato.

As publicações costumam mostrar o gato “participando” de reuniões com autoridades e emitindo certidões japoneses, que contam com a assinatura com a patinha.

“Estou aqui dando continuidade ao trabalho, representando o Consulado e conversando e ouvindo as pessoas, e assim, ampliando sucessivamente a cooperação entre o Japão e o Nordeste. E é claro que, nesses encontros, eu falo em português, mas, sem querer, às vezes acaba escapando um pouco de ‘gatês’”.

O Consulado do Japão no Recife fica na Zona Sul da Cidade e é responsável por atender sete estados brasileiros: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.