Esqueça os halteres, barras de peso e aparelhos de musculação. O seu próprio corpo pode servir como peso para treinos de ganho de força muscular. É o que propõe a calistenia - um conjunto de exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, apenas com o peso do corpo.
Ao contrário da academia, os praticantes da modalidade frequentam parques, praças e até mesmo a sala de casa para queimar gordura e definir os músculos. Com o próprio peso corporal é possível malhar pernas, costas, braços, peito, ombros e abdômen.
Apesar de alguns exercícios exigirem muita força, os treinos podem ser adaptados para pessoas de qualquer idade e condicionamento físico. Basta ter uma liberação médica para colocar o corpo para jogo. O treinamento tem desde exercícios básicos, como flexão, prancha e agachamento, até os complexos como movimentos na argola e barra.
Quais os benefícios?
A principal vantagem da modalidade é a possibilidade de ser feita em qualquer lugar. Além disso, os exercícios trabalham vários grupos musculares simultaneamente, estimulam o equilíbrio e uma maior consciência corporal. O treino também proporciona um gasto calórico alto, o que favorece a redução de gordura, o emagrecimento e definição muscular.
Segundo Luis Mochizuki, doutor em física, a prática precisa ser contínua para que os benefícios começem a aparecer. “Para obter os benefícios tanto para a saúde quanto para o condicionamento físico, você precisa praticar a calistenia de três a quatro vezes por semana”, afirmou ao UOL.
Porém, há um limite no ganho de massa muscular. Como os exercícios usam apenas o peso do próprio corpo, a calistenia limita o crescimento do músculo até certo ponto. Então, se o objetivo for o ganho de muita massa, pesos externos são necessários.