A Receita Federal realizou a doação de mais de 65 kg de cabelo humano à ONG Cabelegria, localizada em São Paulo e dedicada à confecção e distribuição gratuita de perucas para pacientes com câncer em vários estados do Brasil. Todo o material, avaliado em mais de R$ 54 mil, foi apreendido na Alfândega da Receita Federal do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, após ter sido abandonado em um recinto alfandegado.
De acordo com a receita, a doação vai permitir que mais de 200 pacientes em tratamento oncológico tenham a chance de recuperar sua autoestima. Segundo a ONG, a doação vai possibilitar a fabricação de perucas com cabelos compridos, o que não é muito comum
“Como a ONG depende da doação de cabelo das pessoas, a porcentagem de doações maiores que 40 centímetros é muito baixa e oferecer tipos de perucas diferentes para os pacientes auxilia ainda mais no resgate da autoestima de crianças e mulheres atendidas”, contou Mariana Robrahn, uma das fundadoras da Cabelegria.
Fundado em 2013, a ONG Cabelegria tem como missão incentivar a doação de cabelos para a confecção de perucas de qualidade destinadas a pacientes com câncer. Com essa iniciativa, a organização busca elevar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes em tratamento, distribuindo gratuitamente as perucas em diversos hospitais e instituições parceiras.