Uma aeronave que levava mais de 500 kg de cocaína foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na quarta-feira (26), nas proximidades de Gavião Peixoto (SP). O avião tinha saído do Paraguai e iria até Araraquara, no interior de São Paulo.
Após a interceptação feita pelos caças da FAB, o piloto da aeronave pousou em uma pista de terra, perto da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, abandonou o avião e fugiu pela mata, junto de outro ocupante.
Inicialmente, a Polícia Federal (PF), que deu apoio na ação, informou a apreensão de 400 kg de cocaína. Mais tarde, o número foi corrigido. O avião, de modelo Beechcraft Baron 58, e a droga foram levados para a PF de Araraquara.
Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 foram usados na missão, de acordo com a FAB.
Ao entrar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião com a droga passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) e a aeronave foi classificada como suspeita.
Após descumprimento das ordens dos pilotos da FAB, a defesa aérea fez um tiro de advertência. Nesse momento, a aeronave fez um pouso forçado em uma pista de terra.
A PF procura os ocupantes da aeronave.