Ouvindo...

Força aérea intercepta avião com mais de 500 kg de cocaína, em SP

Apreensão contou com apoio da Polícia Federal na quarta (26)

Ocupantes da aeronave fugiram por uma mata

Uma aeronave que levava mais de 500 kg de cocaína foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na quarta-feira (26), nas proximidades de Gavião Peixoto (SP). O avião tinha saído do Paraguai e iria até Araraquara, no interior de São Paulo.

Após a interceptação feita pelos caças da FAB, o piloto da aeronave pousou em uma pista de terra, perto da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, abandonou o avião e fugiu pela mata, junto de outro ocupante.

Inicialmente, a Polícia Federal (PF), que deu apoio na ação, informou a apreensão de 400 kg de cocaína. Mais tarde, o número foi corrigido. O avião, de modelo Beechcraft Baron 58, e a droga foram levados para a PF de Araraquara.

Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 foram usados na missão, de acordo com a FAB.

Ao entrar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião com a droga passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) e a aeronave foi classificada como suspeita.

Após descumprimento das ordens dos pilotos da FAB, a defesa aérea fez um tiro de advertência. Nesse momento, a aeronave fez um pouso forçado em uma pista de terra.

A PF procura os ocupantes da aeronave.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.