Ouvindo...

Aeroporto de Guarulhos volta a abrigar refugiados afegãos

Mais de 40 imigrantes com visto humanitário aguardam acolhimento

Afegãos abrigados no aeroporto de Guarulhos no mês passado

Mais de 40 afegãos estão acampados nos saguões do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, aguardando acolhimento em abrigos. Eles chegaram ao Brasil no fim de semana e têm visto de acolhida humanitária.

No começo do mês, 123 afegãos que estavam vivendo de forma improvisada no aeroporto foram levados para um abrigo em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Porém, com a chegada de novos grupos, a situação voltou a ocorrer no aeroporto.

Na manhã de sábado (15), 19 dos 62 afegãos que estavam acampados conseguiram vaga em abrigos, conforme a ONG Coletivo Frente Afegã, que auxilia os imigrantes. A entidade cobra um local provisório para receber os refugiados.

Os afegãos têm o Brasil como destino desde setembro 2021, quando o governo federal publicou uma portaria para conceder visto temporário para acolhimento humanitário. Até o mês passado, 11,5 mil vistos já tinham sido autorizados.

No aeroporto, os afegãos recebem alimentação da Prefeitura de Guarulhos e cobertores. Porém, não há no local condições adequadas para a higiene, por exemplo. Um surto de sarna já chegou a ser registrado no local no mês passado.

O Ministério da Justiça reconheceu o problema e tenta uma solução em parceria com outras pastas para dar destino adequado às pessoas. No começo do mês, o ministro Flávio Dino disse que a política de concessão de vistos poderia ser revista.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.