Apontado como o líder do narcotráfico na região da fronteira entre Brasil e Paraguai, Antônio Joaquim Mota, mais conhecido como “Dom”, de 30 anos, ostenta uma vida de luxo nas redes sociais. Passeios de iate, viagens de luxo e vinhos finos fazem parte da rotina compartilhada pela namorada do traficante na internet. Os vídeos foram revelados pelo Fantástico, nesse domingo (9).
As imagens divulgadas também mostram o guarda-costas dele, Iuri da Silva Gusmão, atirando com pistolas, carabinas, metralhadoras e fuzis. Em um dos vídeos, Iuri exibe uma arma de calibre 50, que derruba aeronaves.
Iuri e outros cinco membros da organização criminosa foram presos na sexta-feira (30). Dom conseguiu escapar. Um dia antes da operação, o traficante usou um helicóptero para escapar da fazenda onde estava, do lado estrangeiro da fronteira. Essa já é a segunda vez que ele consegue fugir às vésperas de uma grande operação.
Leia Mais:
Saiba quem é o megatraficante que fugiu da PF em helicóptero
A operação da Polícia Federal foi nomeada de “Magnus Dominus” (Todo Poderoso, em latim), em referência à Dom Corleone, protagonista do filme “O Poderoso Chefão”. Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e em Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
A polícia agora investiga quem pode ter vazado as informações que permitiram que Dom escapasse. Agora, o megatraficante é considerado foragido e na lista de difusão vermelha da Interpol.
O advogado do pai de Dom afirmou que a família está disposta a esclarecer as acusações para o reestabelecimento de sua honra. Já a defesa de Iuri Gusmão disse que acompanha os fatos para garantir a ampla defesa do acusado.