Técnicos da Prefeitura de Campinas (SP) começaram nesta quarta-feira (21) um inventário da população de capivaras em três parques públicos da cidade. A realização do “censo” dos animais servirá para levantar informações e subsidiar um pedido de autorização ao governo estadual para castrar as capivaras. A medida, comprovada por estudos, ajuda a combater a febre maculosa.
O município se tornou foco da doença depois que
Segundo a prefeitura, o inventário da população de capivaras será no Parque das Águas, no Parque Jambeiro, e abrange o Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho, em Barão Geraldo, e o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Rodovia Heitor Penteado. Em outros dois locais, o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e Lago do Café, o levantamento já foi feito.
Após a conclusão do levantamento e autorização do governo estadual, a Prefeitura de Campinas abrirá licitação para contratar uma empresa e esterilizar as capivaras (incluindo os machos, fêmeas e filhotes). Todos os animais serão microchipados e receberão uma marcação que indique a castração.
De acordo com o veterinário Paulo Anselmo, do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, a medida é importante para auxiliar na diminuição do risco de transmissão da febre maculosa.
As capivaras são um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a doença. Elas podem contrair a bactéria que causa a febre maculosa quando são parasitadas por carrapatos-estrela infectados. Isso permite que outros carrapatos contraiam a bactéria, ao se alimentar do sangue das capivaras.