Ouvindo...

Brasileira dá à luz dois pares de gêmeas em menos de um ano

Um caso raro de duas gestações de gêmeos idênticos seguidas foi registrada em Brasília

Além dos dois pares de gêmeas, Daniela tem uma filha mais velha de 8 anos

Uma brasileira deu à luz a dois pares de gêmeos em menos de um ano. Daniela Nogueira, de 37 anos, moradora de Brasília, compartilha nas redes sociais o dia a dia da maternidade. Segundo estatísticas, menos de 3% das grávidas têm pares de gêmeos em mais de uma gestação.

Outra coincidência é que todas as crianças são meninas e nasceram no mês de janeiro, além de serem gêmeas idênticas. Ana Tereza e Helena têm 1 ano e 3 meses, enquanto Julia e Antonela tem 3 meses. A mais velha da família, entretanto, é a Manuela, de 8 anos.

A gestação das primeiras gêmeas foi diaminiótica-monocariônica, condição que acontece quando os bebês dividem a mesma placenta. Neste caso, a maior preocupação é que um feto receba mais nutrientes que o outro, o que pode causar sequelas neurológicas. Apenas 1 em cada 300 gravidezes de gêmeos é diaminiótica-monocariônica.

Na segunda gravidez de gêmeos, Daniela sofreu com sangramentos e médicos a alertaram que as bebês poderiam nascer com malformação, o que não aconteceu. Uma curiosidade é que a mãe de Daniela também já teve uma gestação de gêmeos.