Uma carga de 25 toneladas de alho importado que estava sem nota fiscal foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa sexta-feira (12), durante operação na fronteira do Brasil com o Paraguai. A carga seria entregue em São Paulo.
O carregamento foi encaminhado à Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu, no Paraná. As caixas de alho importado da Argentina não tinham documentação fiscal e estavam em um galpão nas proximidades da Aduana da Ponte Internacional da Amizade, na cidade de Foz do Iguaçu/PR.
“Os policiais realizavam uma diligência na região próxima à fronteira com o Paraguai, quando desconfiaram do caminhão no interior de um galpão. Ao vistoriarem o local, encontraram cerca de 25 toneladas de alho importado da Argentina, com diversas inconsistências na documentação fiscal, que foi apresentada pelo responsável da carga”, detalha a PRF.
Chamado de “crime de descaminho” a ação tem como característica o não pagamento dos impostos pela entrada, saída ou consumo de mercadorias. As penas variam de 1 a 4 anos de prisão.
“Por ser um crime federal, um inquérito será instaurado pela PF para identificação dos envolvidos no ocorrido.”