Diferentemente do resto do mundo, o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho, exatamente daqui há um mês. Apesar da justificativa “religiosa” - 12 de junho é véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro - o verdadeiro motivo da mudança da data é comercial.
A comemoração do Dia dos Namorados no Brasil foi criada em 1949 pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Na época, ele era dono de uma agência de propaganda e foi contratado por uma loja a fim de melhorar as vendas em junho, mês considerado fraco pelo comércio.
Junho foi escolhido inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, comemorado em maio. O dia 12 caiu como uma luva, usando a justificativa de ser a véspera do dia de Santo Antônio.
Nos Estados Unidos e Europa, entretanto, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, que é dia do Sato Valentim, também considerado padroeiro dos namorados. Essa data, entretanto, começou a ser celebrado no século V.
Dia dos Namorados é a 3ª melhor data para o comércio brasileiro
A primeiro propaganda do Dia dos Namorados foi lançada com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor! Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A peça foi tão bem sucedida, que foi considerada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.
Em 1950 a data já tinha feito sucesso e diversas outras regiões começaram a usar a comemoração para impulsionar as vendas.
Com um faturamento médio de R$1,5 bilhão, atualmente o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio no país, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães.