Nesta semana o dólar deixou muita gente feliz. Pela primeira vez em 12 meses a moeda americana fechou abaixo dos R$ 5, a última vez que alcançou um patamar tão baixo foi no dia 9 de junho de 2022, quando encerrou o dia cotada a R$ 4,91.
O consultor financeiro Robson Evangelista explica o que motivou essa queda e o que esperar da moeda nos próximos meses.
“Existem alguns fatores que explicam essa queda, como a inflação abaixo do esperado no país e fora, a própria ida do nosso Presidente Luiz Inácio a China e os sinais desse avanço fiscal, já que o mercado tem oscilado muito em função do que o Haddad tem programado a respeito das novas ações do Governo na economia brasileira, principalmente no âmbito tributário fiscal”, explica.
Durante a queda, cresce a dúvida de quem está com uma viagem para fora do país agendada se ela deve comprar os dólares agora ou aguardar por uma queda ainda maior. Robson conta que o momento é o ideal para quem busca economizar um pouco.
“Para quem está com a viagem programada é um ótimo momento para a compra da moeda. Durante essas quedas temos que ficar atentos ao mercado, como essa queda não acontecia há grande tempo, é um momento importante para quem está com a sua viagem programada fazer esse investimento. As pessoas devem aproveitar o sim, a moeda é muito volátil”, completa.
Além da busca por compra de dólares, surge também a possibilidade de investir em dólares para quem pretende garantir ganhos no futuro. Para o consultor, o momento também favorece este tipo de investimento.
"É um excelente momento para esse tipo de investimento porque nos próximos dias também as intervenções na Selic devem influenciar bastante, esse investimento pode trazer um retorno”, finaliza.