Uma espécie de lobo-guará, animal ameaçado de extinção, foi adotado por uma família de Monte Santo de Minas, no Sudoeste do Estado, que acreditou se tratar de um cachorro, após encontrar o animal silvestre vagando pelas ruas. O animal ficou na casa por aproximadamente quatro meses, quando foi acolhido pelo zoológico Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
À medida que o animal foi crescendo, os tutores começaram a estranhar a aparência, já que o lobo-guaraná tem orelhas compridas e pernas alongadas, bem diferente de um cachorro. Quando buscaram informações em órgãos ambientais, foi constatado que se tratava de um animal silvestre.
“Ele teve uma mudança na cor da pelagem, alongamento das pernas e orelhas, características físicas predominantes do lobo-guará”, explicou o Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cássio de Sousa Borges.
Após ficar constatado que se tratava de um animal silvestre e de uma espécie ameaçada de extinção, os tutores entregaram o filhote de lobo-guará aos órgãos ambientais. O especialista explica que, por se tratar de animal silvestre e ameaçado de extinção, ele não pode ser mantido em ambiente doméstico.
“Além do motivo legal, existe a motivação ecológica. Ele mantém seus instintos de vida silvestre e pode, ainda que sem intenção, causar algum tipo de reação. “É válido ressaltar que não há histórico de domesticação da espécie guará da maneira que houve com o cão doméstico”, acrescenta.
A espécie foi recolhida e acolhida pelo Zoo Pomerode, em Santa Catarina e, desde então, vive em um espaço com uma lobo-guará fêmea e árvores frutíferas, arbustos, toca, lago e outros elementos da natureza.
“Por ele não ter convivido com a mãe, nunca aprendeu a buscar alimento, abrigo e a se defender. Sendo assim, ele não conseguiria sobreviver sozinho, pois se tornaria uma presa fácil ou não encontraria a própria comida”, afirma a bióloga educadora Jenifer Kroth.
A profissional que acompanha o lobinho conta que também são realizadas atividades para estimular os instintos.
“São ações que trazem dinamismo e desafios para ele. Adotamos formas para que ele tenha que procurar o alimento, usar mais o faro, ser esperto, entre outros sentidos, que ele teria que utilizar de forma frequente no ambiente externo”.
Lobo-guará
O animal é proveniente da América do Sul e pode ser encontrado no Nordeste brasileiro e no Rio Grande do Sul. A espécie pesa até 30 kg e pode medir 165 cm de comprimento. As pernas são longas e pretas. A pelagem longa é na cor laranja-avermelhado e orelhas grandes. Possui uma crina negra no dorso e nas patas dianteiras.
A dieta é bastante variada, passando por frutos até pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis. A gestação dura 65 dias e nascem de 1 a 5 filhotes, pretos com a ponta da cauda branca.
O lobo-guará é uma das espécies de carnívoros mais populares do cerrado brasileiro. São animais territorialistas e ocupam grandes áreas, variando entre 25 e 115 km². São mais ativos ao entardecer e a noite.