Ouvindo...

Klara Castanho faz primeira aparição na TV, após episódio de estupro ter-se tornado público

Atriz fez participação emocionada no programa ‘Altas Horas’ e foi aplaudida de pé

A atriz Klara Castanho, de 22 anos, fez, ontem, (4) sua primeira aparição pública após ter vindo a público, no ano passado, a informação de que ela havia sido violentada, engravidado em decorrência do ato e entregado o bebê para adoção logo após o parto. Klara participou do programa Altas Horas, da TV Globo, e logo na abertura, agradeceu a oportunidade de estar ali e disse que havia escolhido participar da atração pelo fato do apresentador Serginho Groisman ser muito cuidadoso e sempre tê-la recebido bem. “Meu coração está muito acelerado e é muito provável que, em algum momento, eu chore”, disse ela. A atriz explicou que precisou de ‘um recolhimento voluntário depois de tudo o que aconteceu’. Cheguei no meu limite do que eu poderia, deveria e consigo falar”.

As circunstâncias do ato de violência sofrido por ela não são conhecidas.

Consciência de ser um assunto latente

Na sequência, Klara disse que quis abrir o programa falando disso por se tratar de um ‘assunto latente’ e ser o que as pessoas querem saber. “Fui forçada a trazer a público a coisa mais difícil da minha vida. Nunca imaginei que teria que falar e lidar com isso, além das pessoas que foram incluídas na história, involuntariamente, que são a minha família”, falou.

A atriz considera ter sido muito bem acolhida por todos, apesar de ter consciência do quanto sua decisão foi polêmica. “As pessoas foram muito gentis comigo, eu tenho uma rede de apoio maravilhosa, uma equipe que me acolheu e me defendeu o tempo todo. Até hoje recebo mensagens de muito carinho. Por mais que as pessoas não entendam, elas escolheram respeitar minha decisão”.

Klara revelou ter denunciado todos os crimes “aos quais foi submetida”, incluindo a enfermeira que ‘vazou’ a informação da adoção, o colunista Leo Dias e a influencer Antônia Fontenelle. “O que me resta nesse momento é confiar na Justiça e eu confio muito. Não só na Justiça daqui, mas numa outra, muito maior. Eu fiz o que eu podia, como eu podia e meu psicológico podia aguentar. Que bom que eu estou aqui, que bom que é com vocês. Finalmente eu consigo chorar, eu consigo colocar pra fora. Obrigada pelo carinho, por cada olhar de amor na minha direção”.

Ela foi aplaudida de pé pelo público e recebeu um abraço emocionado da jornalista e apresentadora Sandra Annenberg.


Carreira começou na infância

O primeiro papel da atriz foi na série Mothem no GNT, interpretando Bel. Estreou na TV aberta em 2008, na novela Revelação, do SBT, como Daniela, uma menina que, constantemente, fazia os pais passarem vergonha por não ter modos e viver suja.

Em 2009, Klara ganhou destaque em Viver a Vida, onde viveu a primeira vilã-mirim da história das telenovelas da Globo, Rafaela, filha de Dora, interpretada por Giovana Antonelli. Essa participação rendeu-lhe, em março de 2010, o título de Melhor do Ano na categoria Ator ou Atriz Mirim, pela Rede Globo. Depois disso, fez várias outras participações em novelas, peças de teatro e no cinema.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais