O Tribunal de Justiça de Goiás condenou o médium João de Deus a 109 anos e 11 meses de prisão, além de pagamento de indenizações às vítimas que chegam ao valor de R$ 100 mil. A defesa do acusado diz que vai recorrer da sentença.
João de Deus, porém, vai continuar cumprindo a pena em prisão domiciliar, mesmo após a decisão do juiz Marcos Boetchat Lopes Filho, da comarca de Abadiânia.
Com todas as condenações, que começam desde 2020, o médium
Histórico de prisões
João de Deus
Na cidade goiana de Anápolis, o médium ficou em regime fechado até março de 2020, quando passou a cumprir a pena em casa. Voltou ao regime fechado em agosto de 2021, porém, no mês seguinte voltou ao regime domiciliar.
Defesa de João de Deus
O advogado de defesa do médium, Anderson Van Gualberto, diz que a “defesa irá recorrer das acusações, uma vez que desconsideraram aspectos relevantes dos argumentos apresentados pela defesa, em especial a inobservância do prazo decadencial de seis meses para a representação da vítima”, relata o advogado.
A defesa ainda alega a “fragilidade dos argumentos de acusação quanto a condição de vulnerabilidade das vitimas”. Para Van Gualberto, as mulheres tinham consentimento e iam “por vontade própria” nas visitas espirituais a João de Deus.
* sob supervisão de Enzo Menezes