Os jornalistas Pablo Nogueira e Marcelo Sena, da Rádio Itatiaia, são os vencedores da categoria Rádio do Prêmio Amagis de Jornalismo 2022, com a série de reportagens “Para Além da Sentença”.
“Prestigiar o jornalismo profissional, por meio desse prêmio, em tempos de tantas fake news, é uma forma também de fortalecer a democracia”, ressalta Pablo Nogueira.
A reportagem especial sobre as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, realizada por Ana Luiza Bongiovani e Jacqueline Moura, também foi premiada, e conquistou o terceiro lugar na categoria.
Além da categoria Rádio, o prêmio ainda reconheceu o mérito de reportagens nas categorias Internet, televisão, jornal impresso, interior de Minas e fotojornalismo.
Congresso da Magistratura
A premiação foi entregue na abertura do Congresso da Magistratura Mineira, realizada nesta quarta-feira no Hotel Ouro Minas, em BH, com a presença de autoridades do judiciário e do Executivo mineiros.
Na fala inicial, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, ressaltou a importância da imprensa profissional, falou sobre a atuação do Judiciário no processo eleitoral de 2022 e lembrou o papel essencial da urna eletrônica na consolidação da democracia.
O ministro Carlos Mário da Silva Velloso, ex-presidente do STF, também esteve no evento, para a conferência de abertura, e fez uma defesa das urnas eletrônicas que, segundo eles, já sofreram muitos ataques injustos. “Os que vivenciaram as eleições anteriores a 1986 certamente se lembram dos problemas ligados à apuração manual”, lembrou.