Ouvindo...

Ataque em Aracruz: atirador disse à polícia que sofreu bullying e que escolheu as vítimas de forma aleatória

Autor teria começado a planejar ataque no ano passado; ele manuseava a arma do pai quando estava sozinho

Ataque ocorreu na última sexta-feira

O atirador de 16 anos que invadiu duas escolas em Aracruz, no Espírito Santo, na sexta-feira passada, matando ao menos quatro pessoas, disse em depoimento que sofria bullying e que atirou de forma aleatória.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) se reúnem em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (28).

O autor disse às autoridades que, durante a vida do estudante, ele teria sofrido bullying por parte de alguns colegas por meio de apelidos.

Leia também: Ataque em Aracruz: autor do atentado a escolas é filho de policial militar
Ataque em Aracruz: pesquisadora da UFMG morta por adolescente será sepultada neste domingo
Saiba quem são as vítimas do atentado em Aracruz, no Espírito Santo

Ele relatou que a situação o incomodava e, a partir de 2019, começou a pensar no atentado. Mas foi em 2021 que iniciou o plano para executar o crime.

Uma das perguntas feitas às autoridades foi sobre a escolha das vítimas. Ele disse que foi de forma “aleatória”. Mas, na primeira instituição, entrou pelos fundos onde a primeira sala era dos professores.

O autor foi caracterizado como um menino “introspectivo” que falava pouco com a família. Ele fazia tratamento psicológico e psiquiátrico, inclusive, com o uso de medicamentos.

O atirador ainda disse que manuseava as arma do pai quando estava sozinho. Mas, a polícia não soube precisar se ele já sabia atirar e como aprendeu.

Feridos

De acordo com o último boletim divulgado pelo governo capixaba sobre o caso, às 18h desse domingo, cinco pessoas permanecem internadas após terem sido feridas no ataque.

No Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves estão duas mulheres de 45 e 52 anos. Elas seguem na UTI em estado considerado grave. No Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas (HEUE) está uma mulher de 58 anos com estado de saúde estável.

“Aguarda melhora de feridas em membro inferior para ser submetida à nova cirurgia”, informou o governo.

No Hospital Estadual N.Sra. da Glória Infantil de Vitória (HINSG) seguem internados um menino de 11 anos, que evoluiu para um quadro estável e foi levado para uma unidade semi-intensiva, e uma menina de 14 anos, que está entubada em uma UTI em estado grave.

Ataque

Um adolescente, de 16 anos, invadiu nessa sexta-feira (25) duas escolas de Aracruz: Primo Bitti e Centro Educacional Praia de Coqueiral. Durante o atentado, ele, que estava armado, matou dois professores e uma criança. Além disso, seis pacientes feridos seguem internados em hospitais do estado. O garoto usava roupas camufladas e uma suástica nazista no ataque.

Apreendido

O adolescente de 16 anos vai responder por ato infracional análogo aos crimes de tentativa de homicídio e homicídio qualificado. O garoto, que foi apreendido horas após o crime nessa sexta-feira (25), foi levado para o Instituto de Atendimento Socioeducativo, em Cariacica, na Grande Vitória.

(com informações de Estadão Conteúdo)

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.