Fiat Argo X começa a ser revelado enquanto finaliza os testes em MG
Hatch derivado do Fiat Panda europeu realiza os testes de validação em Curvelo antes de ser produzido em Betim; lançamento deverá ser ainda em 2027

Prestes a ser apresentado, o Fiat Argo X já acumulou mais de 1 milhão de quilômetros rodados em testes de validação em diferentes cenários de uso, como trânsito urbano, estradas rurais, rodovias e o Campo de Testes Veiculares da Stellantis em Curvelo-MG.
A fabricante explica que esta é a etapa em que o trabalho de engenharia iniciado nas simulações virtuais é consolidado no mundo físico para assegurar que o produto chegue ao mercado com elevado nível de qualidade.

Nas imagens oficiais, o hatch ainda aparece com camuflagem na dianteira, nas laterais e na traseira para esconder os detalhes exclusivos que diferenciam o Argo X do Panda europeu.
O Fiat Argo X terá identidade própria para o Brasil. O projeto mantém características gerais do modelo europeu, mas recebe alterações na carroceria, incluindo mudanças na dianteira e na traseira. A proposta combina elementos de hatch compacto com características visuais de SUV.

O hatch será o primeiro produto inédito a ser produzido na fábrica mineira, previsto no investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030. Segundo a Stellantis, o modelo ocupará espaço na gama de entrada da marca, contribuindo para a estratégia comercial da Fiat, que lidera o mercado brasileiro de automóveis há cinco anos consecutivos.
De acordo com o site Autos Segredos, o novo Fiat Argo X será oferecido nas versões Drive e Audace com motor 1.0 aspirado de 75 cv. Já as configurações Audace Plus e Impetus utilizarão o conjunto formado pelo motor 1.0 turbo flex de 116 cv, transmissão automática CVT e sistema híbrido leve de 12 Volts (MHEV).
Entre os destaques do novo Argo X está o pacote de segurança, que o colocará entre os veículos mais seguros produzidos pela Fiat no Polo Automotivo de Betim-MG. Desde a versão de entrada Drive 1.0, o hatch contará com seis airbags e assistências de condução (ADAS) de série.

O Argo X será construído sobre a plataforma Smart Car, a mesma utilizada pelo Fiat Grande Panda europeu e compartilhada com modelos da Stellantis como Citroën C3, Aircross, Basalt, Peugeot 208 e Peugeot 2008. A arquitetura mais moderna permitirá a adoção de sistemas de eletrificação, incluindo o conjunto híbrido leve (MHEV), para atender às novas exigências de emissões e eficiência energética.

Embora tenha como base o Grande Panda, o hatch destinado ao mercado brasileiro receberá identidade visual própria. A dianteira terá grade e para-choques exclusivos, enquanto as portas abandonarão o nome do modelo estampado nas chapas de aço.
Outra mudança será a substituição do aplique plástico das janelas traseiras por uma solução mais simples, estratégia que deve reduzir os custos de fabricação e ajudar a manter a competitividade do veículo no mercado. O interior também passará por adaptações para a América do Sul, com acabamentos simplificados nas versões de entrada para diminuir os custos de produção.
Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.



