CEO da Ford alerta sobre impacto de elétricos chineses nos EUA
Executivo vê risco à indústria local e defende barreiras contra avanço tecnológico e comercial da China

O CEO da Ford, Jim Farley, voltou a alertar sobre o avanço das fabricantes chinesas no mercado global. Em entrevista recente, o executivo afirmou que permitir a entrada de veículos elétricos chineses nos Estados Unidos poderia ter um efeito “devastador” sobre a indústria automotiva norte-americana, destacando preocupações econômicas, industriais e até de segurança.
Segundo Farley, a manufatura automotiva continua sendo um dos pilares da economia dos Estados Unidos, e a abertura do mercado para importações chinesas poderia comprometer empregos, investimentos e a competitividade das montadoras locais. “Não deveríamos deixá-los entrar em nosso país”, afirmou o executivo, ressaltando que perder produção para importações seria prejudicial à base industrial americana.
O posicionamento reflete uma preocupação crescente no setor diante da rápida evolução da indústria automotiva chinesa. Com forte apoio governamental, as fabricantes do China conseguiram reduzir custos e acelerar o desenvolvimento tecnológico, especialmente em veículos elétricos. Muitas dessas empresas já produzem modelos mais baratos e, em alguns casos, mais avançados que os rivais ocidentais, intensificando a concorrência global.

Além da questão econômica, Farley também apontou que a disputa com as montadoras chinesas não ocorre em condições iguais. Para ele, subsídios estatais e a grande capacidade produtiva do país asiático criam uma vantagem competitiva significativa, o que torna o cenário ainda mais desafiador para fabricantes tradicionais dos Estados Unidos.
Aliás, Farley admitiu recentemente que dirige diariamente um cupê elétrico chinês Xiaomi SU7. “É fantástico”, reconheceu o executivo.
O avanço das marcas chinesas já é visível em mercados como Canadá e Europa, onde os veículos vêm ganhando espaço rapidamente.
Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.



