Ouvindo...

Megacana360, maior feira do setor sucroenergético de Minas Gerais movimenta o cenário com debates decisivos para o futuro do agro

Feira reúne lideranças, produtores, especialistas e autoridades para fortalecer o setor bioenergético em Minas e no Brasil

Polo estratégico da cadeia sucroenergética em Minas Gerais, a cidade de Campo Florido vai se transformar esta semana, no centro das atenções do agronegócio brasileiro. Começa nesta quarta-feira (6), a edição 2025 da Megacana360, feira que vai reunir até quinta (7) os principais nomes do setor sucroenergético, além de lideranças políticas, empresários, pesquisadores e produtores rurais.

Localizada em uma região estratégica do Triângulo Mineiro, que concentra grandes usinas e fornecedores, Campo Florido simboliza a força e a representatividade do agro mineiro. Sediar a edição 2025 da maior feira do setor sucroenergético de Minas Gerais não é por acaso: a cidade abriga a Canacampo, uma das principais associações de produtores de cana do estado e referência na organização do setor.

A Megacana360 é o encontro entre quem produz, quem inova e quem decide os rumos do campo. Entre os nomes já confirmados, destaque para a palestra de Zeina Latif, uma das economistas mais respeitadas do país, que vai abordar os desafios macroeconômicos que afetam diretamente quem planta, colhe e transforma. Já Kellen Severo, jornalista com longa trajetória no agro, retorna à feira para compartilhar sua leitura sobre o cenário global do setor. E o ex-jogador Cafu, capitão do penta, vai falar sobre motivação e liderança.

O evento também terá espaço para discussões sobre o uso da Inteligência Artificial no campo, com Victor Salles, e para reflexões sobre saúde mental e bem-estar com Carla Di Pierro, psicóloga do Comitê Olímpico Brasileiro. “A programação da Megacana chega diversificada, com palestrantes que compartilharão suas experiências e conhecimento”, afirma João Bosco Salomão, presidente da Canacampo.

A expectativa é de que milhares de visitantes circulem pela sede da associação em Campo Florido. A feira é gratuita, mas com acesso restrito a maiores de 18 anos.

Etanol, bioenergia e novo licenciamento ambiental

A programação da Megacana360 também será marcada por temas que estão diretamente ligados ao presente e ao futuro do agro. Um dos principais destaques é o painel que discute o novo marco do licenciamento ambiental. Em pauta, o Projeto de Lei 2159/2021, que pode transformar a forma como os empreendimentos agroindustriais lidam com exigências ambientais no Brasil.

O debate contará com a presença do deputado federal Zé Vitor, relator do PL na Câmara, da advogada Gabriella Camargo Fernandes Bicalho, especialista em Direito Ambiental, e de José Guilherme Nogueira, CEO da Orplana, entidade que representa milhares de fornecedores de cana no país. Juntos, vão discutir pontos como a Licença por Adesão e Compromisso (LAC) e os desafios jurídicos envolvidos na proposta.

Outro painel técnico de peso será o “Bioenergia e Açúcar: Desafios e Perspectivas”, com Mário Campos (SIAMIG) e Luciano Rodrigues (ÚNICA). Já o painel Etanol360, que contará com o deputado estadual Raul Belém, vai trazer uma discussão estratégica sobre a importância do biocombustível na transição energética e na geração de empregos.

O vice-presidente da Cemig, Marcos Montes, também marca presença liderando o painel “Cemig Agro”, que apresenta as ações da empresa voltadas ao desenvolvimento rural e energético. E ainda durante o evento, será lançado o Manual de Combate a Incêndios em Canaviais, do coronel Anderson Passos e do tenente Ronaldo Lopes.

Histórias que fortalecem o agro do futuro

A feira deste ano também será especial por outro motivo: é tempo de celebrar marcos importantes. A Canacampo completa 25 anos de atuação e a Usina Coruripe comemora seu centenário. Para marcar a data, dois painéis comemorativos vão reunir lideranças que fizeram história no setor.

No Painel 25 Anos da Canacampo, estarão presentes todos os ex-presidentes da associação, relembrando conquistas e desafios de uma trajetória construída com representatividade e união. No Painel 100 Anos da Usina Coruripe, Cafu volta ao palco, desta vez ao lado de Márcio Paiva, presidente do Conselho da empresa, numa conversa que promete unir experiência e emoção.

Também já está confirmado o painel da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com o deputado federal Pedro Lupion. Presidente da FPA, Lupion é uma das vozes mais ativas em defesa do agro no Congresso Nacional. Na Megacana360, ele vai abordar os principais temas que estão em debate em Brasília e que afetam diretamente o campo.

Idealizada pela Canacampo e Siamig Bioenergia, com realização da agência Solis Propaganda, a Megacana360 conta com o patrocínio das empresas Master – Bayer, Codemge - Governo de Minas, Copercana e Usina Coruripe; Ouro – Carbom Brasil, Corteva, Invicta, Stoller, Pioneer, Copercitrus e Sicoob Cocred; e Prata – Ubyfol, Basf, K+S, Syngenta e Vitales.

A Megacana360 se consolida como um espaço de diálogo, negócios e conexões que ajudam a construir um agro mais forte, preparado e conectado com os desafios do presente e as oportunidades do futuro.

Para saber mais sobre a programação da Megacana360, clique aqui.