Itatiaia

Inscrições abertas para capacitação gratuita em agricultura regenerativa

Produtores rurais e profissionais de assistência técnica de Minas Gerais podem se inscrever até 10/9 e curso começa no dia 16/9

Por
Bovinos
Avanço da agropecuária é atribuído à pecuária e, principalmente, ao aumento de produção e produtividade de culturas importantes • Diego Vargas/ Seapa

Produtores rurais e profissionais de assistência técnica têm até o dia 10/09 para inscrever-se na capacitação gratuita em agricultura regenerativa, com foco em pecuária bovina, de leite e de corte, e em pastagens. O curso on-line faz parte do Programa LabAgroMinas, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados.

Os participantes de todo o estado terão a oportunidade de conhecer soluções que consideram a responsabilidade ambiental para melhorar a performance e ampliar a competitividade no mercado do agronegócio, cada vez mais exigente. As inscrições são por meio de formulário eletrônico e as aulas começam em 16/9, com formato de Ensino à Distância (EAD). Serão cinco módulos, com duração total de 66 horas e duração até novembro, com entrega de certificado.

O curso será ministrado por profissionais do Grupo Associado da Agricultura Sustentável (GAAS), pesquisadores da Embrapa, além de consultores do mercado. A última capacitação realizada pelo BDMG, no ano passado, focou na cafeicultura regenerativa e atraiu mais de mil inscritos de todas as regiões de Minas.

Crédito para o agro

Além da capacitação, o BDMG oferece linhas de crédito diversas ao agronegócio, incluindo as que apoiam a transição da agricultura tradicional para a regenerativa no estado. O banco disponibiliza as linhas Bioinsumos e Solo Mais que permitem a compra de insumos para o manejo regenerativo do solo, de novos equipamentos, implantação de sistemas de irrigação, implantação de unidades de produção de bioinsumos, sistemas biodigestores e de compostagem, entre outros itens financiáveis.

O acesso a esses recursos é feito por meio de cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol. No primeiro semestre deste ano, quase metade dos financiamentos realizados foram para o setor mineiro do agro. De um total de R$1,77 bilhão liberados em crédito, R$827,5 milhões foram para a agricultura, alta de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

 

 

Belo Horizonte