Produtores rurais e profissionais de assistência técnica têm até o dia 10/09 para inscrever-se na capacitação gratuita em agricultura regenerativa, com foco em pecuária bovina, de leite e de corte, e em pastagens. O curso on-line faz parte do Programa LabAgroMinas, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados.
Os participantes de todo o estado terão a oportunidade de conhecer soluções que consideram a responsabilidade ambiental para melhorar a performance e ampliar a competitividade no mercado do agronegócio, cada vez mais exigente. As inscrições são por meio de
As aulas vão abordar temas como o controle integrado da fertilidade do solo para cultura de pastagem, planejamento nutricional bovino e alternativas à silagem, recuperação de pastagens degradadas com manejo regenerativo, boas práticas na gestão do resíduo bovino, uso de bioinsumos em pastagens, instalações e animais, planejamento econômico, elaboração de projetos, entre outros.
Os participantes terão, ainda, dias de campo em que poderão visitar fazendas que já incorporaram as práticas apresentadas no treinamento para aprendizado prático. Também serão selecionados projetos que receberão mentoria.
O curso será ministrado por profissionais do Grupo Associado da Agricultura Sustentável (GAAS), pesquisadores da Embrapa, além de consultores do mercado. A última capacitação realizada pelo BDMG, no ano passado, focou na cafeicultura regenerativa e atraiu mais de mil inscritos de todas as regiões de Minas.
Crédito para o agro
Além da capacitação, o BDMG oferece linhas de crédito diversas ao agronegócio, incluindo as que apoiam a transição da agricultura tradicional para a regenerativa no estado. O banco disponibiliza as linhas Bioinsumos e Solo Mais que permitem a compra de insumos para o manejo regenerativo do solo, de novos equipamentos, implantação de sistemas de irrigação, implantação de unidades de produção de bioinsumos, sistemas biodigestores e de compostagem, entre outros itens financiáveis.
O acesso a esses recursos é feito por meio de cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol. No primeiro semestre deste ano, quase metade dos financiamentos realizados foram para o setor mineiro do agro. De um total de R$1,77 bilhão liberados em crédito, R$827,5 milhões foram para a agricultura, alta de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.