Belo Horizonte
Itatiaia

Etanol de milho deve igualar produção do etanol de cana até a safra 2034/35

Segundo a Datagro, capacidade instalada do biocombustível de milho deve alcançar 24,7 bilhões de litros em dez anos, impulsionada por novas usinas no Centro-Oeste

Por
Com essas projeções, em menos de dez anos, metade da produção brasileira de etanol terá origem no processamento de milho
Com essas projeções, em menos de dez anos, metade da produção brasileira de etanol terá origem no processamento de milho • Roger Starnes/Unsplash

Com essas projeções, em menos de dez anos, metade da produção brasileira de etanol terá origem no processamento de milho. Atualmente, segundo o Datagro, a projeção para a safra de etanol oriundo da cana-de-açúcar é de 25,99 bilhões de litros para a safra 2025/26. Porém, diferente da produção do etanol pelo milho, a cana não possui perspectivas de aumento da capacidade de produção.

A entrada do etanol de milho que está sendo produzido no Centro-Oeste reduzirá o déficit de oferta de etanol no Nordeste até 2030, de acordo com a previsão da consultoria. Entretanto, esse movimento de mercado poderá acarretar o aumento de etanol no Centro-Sul.

Por

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.