Dia Mundial do Queijo: iguaria ganha stand de divulgação no Aeroporto Internacional de BH

Ação, que inclui degustação, pode ser conferida até o fim de fevereiro

Calendário do setor também destaca o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, em 16 de maio

O Queijo Minas Artesanal ganhou uma vitrine especial neste mês no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Até o fim de fevereiro, passageiros poderão conhecer mais sobre a tradição mineira e degustar o produto em um stand instalado no saguão, próximo ao desembarque 2.

Em 2025 mais de 13 milhões passaram pelo terminal em 2025. A ação é uma parceria entre o Centro de Referência do Queijo, a BH Airport e a Gerdau, com o objetivo de ampliar a visibilidade da iguaria que é um dos principais símbolos de Minas Gerais.

Valorização da cultura mineira

A gerente de comunicação e marketing da BH Airport, Joelma Fraga, afirma que a iniciativa combina com a estratégia do terminal de valorizar a identidade local.

“Para a gente tem total match com a proposta de destacar Minas Gerais. É uma honra colocar o queijo mineiro em evidência”, disse.

A chef Amidiã Oliveira, do Centro de Referência do Queijo Minas Artesanal, reforça o papel cultural do produto. “É o nosso ouro. Não há quem venha conhecer Minas e não experimente o nosso queijo”, afirma.

O gerente de comunicação e marca da Gerdau, Rafael Simas, destaca que o apoio faz parte do incentivo aos produtores rurais. “Identificamos no queijo e nos produtores uma forma de fortalecer tradições. Podemos estudar outras frentes de promoção ao longo do ano”, afirmou.

‘Jeito mineiro de receber’

Para a diretora executiva do Centro de Referência do Queijo Artesanal, Sarah Rocha, o projeto reforça o acolhimento característico do estado.

“Talvez seja o primeiro aeroporto do Brasil onde as pessoas são recebidas com queijo. É o jeito mineiro de receber”, disse.

O chamado Dia Mundial do Queijo tem origem em um projeto americano de criação de datas temáticas. Mesmo assim, ganhou adesão no Brasil, especialmente em Minas, com apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa) e do Sistema FAEMG/Senar.

O calendário do setor também destaca o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, em 16 de maio, e o Dia Internacional da Valorização do Leite com Queijo Cru, celebrado em 17 de outubro.

Expansão ao longo do ano

Segundo o presidente da Associação Mineira de Queijo Artesanal (Amiqueijo), José Ricardo Osório, 2026 deve ter uma agenda intensa de feiras e eventos nacionais e internacionais para promover o queijo mineiro. Produtores de várias regiões do estado estiveram presentes neste primeiro dia de exposição.

Leia também

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.

Ouvindo...